CPRD de Nampula
•O CPRD de Nampula, foi inaugurado em 17 de Abril de 2007, foi financiado pelo PNUD, no âmbito do projecto “Service Delivery Network to Suport Descentralization of the Goverment of Mozambique”•O Centro Provincial de Recursos Digitais (CPRD) de Nampula uma das unidades provinciais da antiga Unidade Técnica de Implementação da Política de Informática – UTICT actual INTIC, foi concebido como um local de prestação de serviços na área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), com aplicações sectoriais e multi-funcionais.•A sua criação surge da necessidade de colmatar o fosso digital entre a cidade de Maputo, como capital do país, e as províncias, onde a cobertura dos serviços de telecomunicações e o uso das novas tecnologias eram baixos.
•O CPRD abriu espaço e oportunidade para o estabelecimento de um mecanismo organizacional que possa ajudar a concentrar a infra-estrutura, os conhecimentos e o investimento nesta área, providenciando assim um ponto comum de entrada para as actividades ligadas às TICs na Província de Nampula, estimulando a procura local de serviços e apoiando a capacitação das instituções dos sectores público e privado assim como da sociedade civil no desenvolvimento com conteúdos e aplicações que, permitiram a expansão e implantação das TICs a nível local.•Na implantação do CPRD, incluiu o estabelecimento de quatro Centros Comunitários Multimédia (CMCs) nos distritos de Angoche, Ilha de Moçambique, Ribàue e Monapo.
Objectivo geral:
Apoiar o Governo na materialização da sua Política de Informática (aprovada em Dezembro de 2000) e respectiva Estratégia de Implementação (aprovada em Junho de 2002), assim como da Estratégia de Governo Electrónico (aprovada em 2006) e fazer uma demonstração do potencial das TICs no desenvolvimento de Moçambique
Objectivos específicos:
Promover o acesso amplo da comunidade à infra-estrutura de TICs e à Internet;
Criar capacidade local para satisfazer a procura de TICs por parte do governo local, sector privado e sociedade civil;
Promover a troca de informação entre o Governo Provincial, Distrital, Organizações da Sociedade Civil, Sector Privado e Cidadãos em geral;
Promover o fornecimento de informação às rádios comunitárias e imprensa locais;
Facilitar o desenvolvimento de Provedores de Serviços de Internet (ISPs) e outros serviços de TICs por parte do empresariado local; e
Promover o acesso e capacitação da mulher, dos jovens e dos deficientes em matérias ligadas às TICs.
Missão
•Promover e regular a disponibilização e uso de TIC’s no Sector Público e Privado, Sociedade Civil, Instituições Académicas de Pesquisa, como instrumento de melhoria no desempenho da Administração Pública e acesso á informação ao conhecimento.Visão
•Ser referência no aconselhamento em políticas, estratégias, planos, modelos e padrões de implementação de Tecnologias de Informação a nível nacional, concorrendo para posições de destaque a nível regional e internacional.Valores
•Competência técnica, responsabilidade, integridade, dedicação e zelo, espírito de equipa e solidariedade profissional.