GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA PARTICIPA NO II FUN 2022 EM MOÇAMBIQUE
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, participa nesta quinta-feira (31 de Março à 01 de Abril de 2022), no II Fórum Urbano Nacional-FUN 2022 em Moçambique sob o lema: “ Urbanização, Uma Prioridade para o Desenvolvimento Sustentável ”.
O objectivo principal do FUN 2022 é de criar e actualizar diálogo, consenso e coordenação político-institucional em torno das questões de urbanização cruciais para a elaboração da Politica Urbana Nacional.
O FUN 2022 promoverá este objectivo através de uma abordagem holística do conceito de urbanização nas suas sessões. Toda a sociedade (sector privado, parceiros de cooperação, sociedade civil e parceiros
internacionais) será chamada a renovar o seu papel a própria contribuição na governação urbana, sendo o Estado a guiar o processo como facilitador e promotor.
A Politica Urbana Nacional define-se como um conjunto coerente de decisões por meio de um processo deliberado liderado pelo Governo em que vários actores se coordenam e mobilizam em direcção a uma visão comum de um desenvolvimento urbano transformador, inclusivo e resiliente a longo prazo, que contraste as assimetrias territoriais, com vista a territórios balançados e equitativos em termos de possibilidades, acesso e infraestruturas e serviços.
Referir que, em 2016 foi organizado o I Fórum Urbano Nacional em Moçambique (FUN 2016), reunindo Municípios, Distritos, Ministérios e parceiros envolvidos no desenvolvimento do meio urbano onde o documento final como resultado buscou avançar sobre a necessidade de consolidação de uma política urbana para o País.
O evento decorrerá em Maputo, é organizado pelo Governo de Moçambique, através do Ministério da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP) e contará com a participação de outros Ministérios e parceiros nomeadamente: o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH) e o Ministério da Terra e Ambiente (MTA), o Ministério da Economia e Finanças (MEF), Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e com o apoio científico e estratégico da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane (UEM).
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.