1º MINISTRO E GOVERNADOR DE NAMPULA CONSEGUEM CHEGAR MOGINCUAL E OUTROS DISTRITOS USANDO VIA AÉREA PARA CONSOLAR AS FAMÍLIAS E AVALIAR IMPACTO CAUSADO PELO CICLONE GOMBE
O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane e o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto conseguiram nesta segunda-feira, (14) chegar no Distrito de Mogincual e outros Distritos usando o helicóptero para consolar as famílias e se inteirar do impacto causado pelo ciclone Tropical Gombe na Província.
Naqueles Distritos (Mogincual, Mossuril, Monapo e Ilha de Moçambique), o Primeiro-Ministro e o Governador da Província de Nampula fizeram uma monitoria das acções de resposta e assistência humanitária as famílias afectadas e expressaram a solidariedade do Governo.
Na ocasião, Adriano Maleiane e Manuel Rodrigues avaliaram igualmente as necessidades de reconstrução de emergência de infra-estruturas sociais básicas que ficaram destruídas.
Soube-se que o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, desafiou escalar no sábado passado, (12) o Distrito de Mogincual, severamente assolado pelo ciclone "Gombe" a Mogincual usando via terrestre via Liupo não conseguiu prosseguir devido a destruição da ponte sobre o rio Mucalukhu, situado na Localidade de Namiconha, ainda Distrito de Nampula.
Todavia e preocupado com a situação da população do destino, Manuel Rodrigues ordenou a sua comitiva a fazer o contorno via Monapo, onde também não conseguiu, devido a destruição das pontes sobre os rios Anlapani e Ampoesse face efeitos da depressão tropical Gombe.
Esteve ainda nesta deslocação área (helicóptero) para visitar as zonas e infraestruturas públicas e privadas afectadas pelo ciclone Gombe nos Distritos de, Mogincual, Mossuril e Ilha de Moçambique a senhora Luísa Meque, Presidente Presidente do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (ING).
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.