" VALE A PENA PARTILHARMOS AS EXPERIÊNCIAS DE CADA UM EM TORNO DOS DESAFIOS QUE ESTÁ A ENFRENTAR PARA FAZER CUMPRIR AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19 NO SEU ESPAÇO TERRITORIAL "
-Defende Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula.
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto teceu estas considerações na manhã desta quinta-feira, 29 de Julho de 2021 durante a um encontro que manteve com os administradores Distritais, Presidentes dos Conselhos Autárquicos e outros quadros das instituições públicas no âmbito da COVID-19 e Sinistralidade Rodoviária.
Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que felizmente, o encontro junta dirigentes e gestores públicos, figuras que são dirigentes porque existe população, população que está a morrer dia-a-pós dia. Para Manuel Rodrigues, todos presentes neste encontro tem a responsabilidade e a obrigação de evitar que mais mortes evitáveis e registem na Província de Nampula.
" Por isso, replicando um encontro orientado pelo Chefe de Estado, nosso Presidente da República solicitamos os dirigentes aqui presentes para novamente juntos reflectirmos em torno desta pandemia da COVID-19
"- referiu Manuel Rodrigues.
Outrossim, o Chefe do Executivo Provincial convidou aos administradores Distritais, Presidentes dos Conselhos Autárquicos e outros quadros das instituições públicas (Inspecção Nacional das Actividades Económicas-INAE, Conservatória do registo Civil e Notariado, Banco de Moçambique, Comando Provincial da PRM, INATTER e entre outros) a partilharem suas experiências com vista a reduzir no máximo os níveis de infecções e os efeitos deste inimigo colectivo e por sinal, um inimigo invisível no seio da Província.
Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues congratulou o envolvimento do Presidente da República Filipe Nyusi no combate desta pandemia através de várias formas que vão desde a declaração do estado de emergência, estado de calamidade em saúde pública até a aquisição de vacinas.
O governante disse que a Província de Nampula é um ponto de convergência de muitos concidadãos por muitas razões aliás, Nampula é apelidada de capital económica do Norte, um ponto atractivo devido as suas potencialidades e oportunidades de negócio. É a Província mais populosa, aquela cujos indicadores influem com maior peso nos indicadores nacionais.
Em relação os acidentes na via pública caracterizada pela sinistralidade, Manuel Rodrigues constatou que maior problema como sendo por falta de sinalização em muitas estradas e para tal recomendou a INATTER, ANE em coordenação com ASTRA (Associação dos Transportadores Rodoviários) a necessidade de colocação de sinais de trânsito nas estradas e necessidade de promover a limpeza nas bermas de estradas para evitar os acidentes que tem se verificado nos últimos dias.
No que tange a desinformação dos inimigos do desenvolvimento da Província e da Paz nas redes sociais sobre a COVID-19, Manuel Rodrigues recomendou aos administradores Distritais o uso das Rádios Comunitários através de língua local e outros meios de comunicação rápida de modo a ter maior fluxo e aderência nas mensagens.
Ainda na sua intervenção, Manuel Rodrigues sublinhou que os administradores Distritais constituem o garante para o funcionamento da lei e do bem estar da população em todos locais podendo usar o poder para salvar vidas.
Segundo Manuel Rodrigues " uma das nossas obrigações, é assegurar o cumprimento das medidas de prevenção da COVID-19, o Estado muniu-nos de órgãos, instrumentos ou dispositivos legais para fazer cumprir as medidas sabiamente bem decretadas pelo nosso Governo ".
Para o Chefe do Executivo Provincial, por isso, vale a pena partilharmos as experiências de cada um em torno dos desafios que está a enfrentar para fazer cumprir as medidas de prevenção da COVID-19 no seu espaço territorial "- sublinhou Manuel Rodrigues.
O governante fez recordar aos administradores Distritais, Presidentes dos Conselhos Autárquico e outros quadros que o inquérito sero-epidemiológico que teve lugar na Província de Nampula, deu algumas linhas sobre as quais deve-se incidir nas acções diárias.
Manuel Rodrigues destacou os mercados, os transportes de passageiros de semi-colectivo, centros comerciais, entanto que lugar de maiores aglomerados, logo, por via de exploração pode-se concluir que todos os outros locais de maiores aglomerados de espaços de propagação da COVID-19.
Rodrigues disse ainda que por aqui, circulam os comboios oriundos de outros cantos Niassa, Tete para além do Malawe e por aqui, temos dois aeroportos internacionais ( Nampula e Nacala). Por sinal, são pontos onde passam vários concidadãos, ou seja, pontos onde diariamente há cruzamentos de concidadãos que por ali passam, chegam e partem para outros quadrantes, dadas as diversas razões que assim ditam.
Rodrigues disse que não nos esqueçamos que por detrás destes concidadãos infectados estão outros tantos com quem mantiveram contactos estão fora do nosso controle.
Ainda sua intervenção, Rodrigues disse que o trabalho árduo de todos nós (dirigentes, organizações da sociedade civil, profissionais de saúde, órgãos de comunicação social, a PRM, as Policias Municipais etc) conduziu para a reversão do cenário, da situação voltou a recrudescer, daí que vale a pena partilhar que até há poucos dias atrás tinhamos um cumulativo de cerca de 3.734 casos positivos, dos quais 151 activos , 2 óbitos e 2 internados.
Por último, o governante realçou que constitue uma grande preocupação visto que dos 151 activos maior preocupação recai para a cidade de Nampula (116), Distrito de Malema (18) e Nacala (12).
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.