Informação

O sector da educação deve se organizar melhor para produzir estatísticas correctas e não números viciados

Data: 26/04/2021
O sector da educação deve se organizar melhor para produzir estatísticas correctas e não números viciados

" O sector da educação deve se organizar melhor para produzir estatísticas correctas e não números viciados. E deve ser o exemplo na transmissão das medidas de prevenção de pandemia do Cornavírus para que as escolas não sejam o epicentro de contaminação e propagação da COVID-19"
-Defende Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula.

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, desafia o sector da  educação a produzir estatística real e não só, quer todos alunos matriculados para o presente ano não estejam em risco de contaminação do Cornavírus e instruiu o sector da Educação a continuar realizar campanha de dessiminação e divulgação de mensagens de prevenção de medidas da COVID-19.
O repto foi lançado na VI Sessão Ordinária do Conselho Executivo Províncial de Nampula nesta terça-feira (20) no complexo de Natikire.
Na VI Sessão Ordinária do CEP, por si orientada, ficou se a saber que, apesar de a Covid-19 ter criado transtornos durante o ano lectivo de 2020, o sector da Educação na Província de Nampula conseguiu um desempenho global de cerca de 92 por cento.
Por este feito, o Governador saudou a Direcção, gestores e todos envolvidos no processo da educação pelo o empenho do sector no cumprimento do PLANO ECONÓMICO SOCIAL referente 2020 e apelou para o redobrar de esforços, de modo que o ano lectivo de 2021seja ainda melhor em termos de resultados almejados.
Neste encontro, o Governador da Província de Nampula disse, entre outros assuntos, que na governação descentralizada a primeira preocupação com o sector da Educação é a qualidade, a qual Rodrigues reconhece  que se consegue com professores motivados.
O governante fez apelo para que  esta classe de profissionais (professores) também invistam na qualidade da educação, não devendo, no entanto se preocupar apenas com os actos administrativo como é o caso progressão, promoção, mudança de carreira e/ou salário.
Outrossim, Rodrigues exige  igualmente, rigor e disciplina, sensibilidade no atendimento das questões dos professores, para que estes exerçam as suas actividades com a maior tranquilidade.
Afirmou que Educação são números. "Por isso, o sector tem de se organizar melhor para produzir estatísticas correctas e não números viciados".
Indicou que para ano de 2020, foram contratados 1.475 novos docentes de diversas carreiras correspondendo 100% de execução do plano. A este propósito, Manuel Rodrigues chamou a atenção a direcção para desencorajar qualquer  sinal de venda dessas vagas.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.