" O preço de cimento é de 425 MT a porta da fábrica e no armazém não deve ser mais de 550 MT " - Defende o Porta Voz da XVI Sessão Ordinária do CEP.
O PORTA VOZ DA XVI SESSÃO ORDINÁRIA DO CEP DE NAMPULA CONFIRMA O ENCERRAMENTO DE 10 ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DEVIDO A ESPECULAÇÃO DE PREÇOS DE CIMENTO E DISSE QUE A INSPECÇÃO SERÁ IMPLACÁVEL CONTRA AQUELES QUE FARÃO PREÇOS ESPECULATIVOS NA QUADRA FESTIVA E NO FIM DO ANO
O Porta Voz da XVI Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial (CEP) de Nampula realizado na última terça-feira, 12 de Outubro de 2021, Silvino Moreno, Director Províncial de Obras Públicas confirmou em conferência de imprensa realizada hoje, quarta-feira, 13 de Outubro do ano em curso o encerramento de 10 estabelecimentos comerciais devido a especulação do preço de cimento.
Na ocasião, Silvino Moreno, Porta Voz da XVI Sessão Ordinária disse que, ontem decorreu mais uma Sessão Ordinária do CEP, onde dentre vários pontos foram discutidos os seguintes pontos:
1° A situação epidemiológica da Província;
2° A realização da primeira feira económica Províncial;
3° A situação do preço de cimento; e
4° Plano de preparação da quadra festiva do Natal e do Fim do ano.
Silvino Moreno, disse que " em relação a situação epidemiológica, o CEP foi informado da situação das doenças na Província e foi confirmado que a malária e as doenças de origem hídrica são as principais doenças que aponquentam a Província de Nampula ".
No mesmo ponto sobre a malária, Moreno disse que o CEP foi informado que está em curso a realização de uma campanha de pulverização intra-domiciliária que abrange nesta primeira fase 8 Distritos, Monapo, Nampula, Angoche, Eráti, Nacala, Meconta, Ribáuè e Murrupula, que até ao presente momento a cobertura é de cerca de 25%.
Ainda em relação a situação epidemiológica, o Porta Voz disse que, o CEP deliberou a emissão de Circulares para todos Distritos no sentido de educar a população para o tratamento da água pois, as doenças de origem hídrica são todas derivadas da falta de água potável.
Para o 2° ponto sobre realização da primeira a feira económica Províncial, Silvino Moreno disse foi discutido o plano para realização da uma feira económica Províncial de Nampula que irá decorrer no dia 20 de Novembro no distrito de Nacala e vai ter como o Lema: " Nampula alargando mercado, tenciando investimentos e promovendo parcerias " e contará com a participação de todos Distritos da Província, participação de empresas da área comercial, industrial e de outras áreas de prestação de serviços.
Silvino sublinhou ainda que o CEP deliberou sobre a necessidade de se fazer para esta feira, um plano especial de marketing onde os órgãos de comunicação social deverão estar envolvidos.
Em relação o 3° ponto sobre a preparação da quadra festiva do Natal e do final do ano que se aproxima e que se espera que seja tranquilo, Moreno disse que o CEP discutiu e apreciou o plano de acção para a quadra festiva e o fim do ano com objectivo principal de assergurar a disponibilidade dos produtos e serviços básicos para a população no período festivo, bem como evitar a especulação dos preços dos principais produtos e garantir o seu acesso.
Silvino Moreno disse que o CEP deliberou que a princia acção vai ser a monitoria permanente atraves de visitas aos estabelecimentos comerciais, empresas prestadores de serviços básicos de água e energia, monitoria às empresas de produção de frangos, empresas e instituições de serviços bancários de modo a evitar enchentes e faz we r face a pandemia da COVID-19.
Para Silvino, com esta acção não queremos aumento de preços mas sim que haja oferta e disponibilidade de produtos. Não queremos preços especiais mais altos por causa da quadra festiva.
No 4° ponto de agenda, Moreno disse que o CEP foi informado e apreciou o relatório sobre a problematica relação do aumento de preços de cimento. Foi indormado que a fábrica de cimento da Maiaia voltou a funcionar a partir no dia 28 de Setembro e que por esta via não há razão de especulação de preços que vinham acontecendo na Província. Em sede da Inspecção foram encerrados 10 estabelecimentos comerciais .
" Queremos que a nossa população continue a fazer as suas obras de construção e que os preços de cimento não sejam o impedimento e
que a nossa população tenha acesso ao cimento material necessario para catapultar o desenvolvimento da Província de Nampula, pois o preço de cimento é de 425,00 MT a porta da fábrica " - referiu Silvino Moreno.
Silvino reafirmou que " queremos uma quadra festiva tranquila que não haja especulações dos preços e vamos tomar medidas previstas por lei contra todos aqueles que praticarem preços especulativos dentro da nossa cidade de Nampula e em todos Distritos ".
Referir que a XVI Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial de Nampula realizada na última terça-feira, 12 de Outubro de 2021 foi dirigida pelo Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.