" Não devemos cansar de incomdar as estruturas administrativas nas Localidades, Postos Administrativos ou Distritais para disponibilizarem espaços para a prática do desporto em cada unidade territorial "
-Defende Manuel Rodrgues Alberto, Governador da Província de Nampula.
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto teceu estas considerações num encontro que teve nesta terça-feira, 27 de Julho de 2021 com as Associações Desportivas e Líderes dos Clubes da Província de Nampula.
Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que apesar de estarmos no contexto da pandemia da COVID-19 nada impede que a direcção de cada colectividade se reúne porque não atinge o número de 10 pessoas e partilhem as conclusões com os restantes sócios dos clubes através das redes sociais ou divulgação em vitrinas.
Outrossim, o Chefe do Executivo Provincial quer que os clubes ou associações estejam todas elas legalizadas na medida possível, com Sedes próprias onde possam ser localizáveis e não por baixo de uma árvore.
Na sua intervenção, o governante desafiou em cada associação disportiva a ter um plano real de actividades e apostarem na formação e novos talentos para assegurar a sustentabilidade dos clubes por outro, alimentar os outros clubes com maior muscultura financeira.
A ocasião serviu o dirigente s desafiar as Associações Desportivas e Líderes dos Clubes a pensarem mais alto para reactivar o desporto de valor através de uma reflexão conjunta de como reiventar na Província sobretudo no contexto da COVID-19.
Segundo Manuel Rodrigues " como sabem, Nampula sempre ocupou uma posição privilegiada no Desporto Nacional, concretamente: Nos campeonatos Nacionais das diversas modalidades (na Copa Coca-Cola, nos Jogos Desportivos Escolares ). Nampula foi sempre um viveiro de talentos. Por aqui emergiram os Babai, Rui Évora, Adelino, Sataca, Braz entre outros, para além da Azinheira só para citar".
Para Manuel Rodrigues, aqui tivemos o Namutequeliua, o Muahivire, o Clube Texmoque e outros para descermos uma das Províncias que já produziu um Campeão nacional do Moçambola - Ferroviário de Nampula.
" É importante que os órgãos dos clubes funcionem em pleno e haja respeito dos estatutos de cada Organização. É importante que apostemos na manutenção das poucas infra-estruturas e desportivas que temos, o exemplo a pscina do Ferroviário e outras "- sublinhou Manuel Rodrigues.
Por último, Manuel Rodrigues agradeceu a presença dos dirigentes das Associações Disportivas e Líderes dos Clubes por terem contrubuidos bastante para o avanço do desporto ao nível da Província e ter conhecido todos aqueles que dia a dia pensam, gerem, promovem e fazem praticar o desporto na Província de Nampula.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.