" Manuel Rodrigues desencoraja o uso de artes de pescado nocivas que só conduzem à uma pesca irresponsável ".
GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA PROCEDE A CERIMÓNIA DE ENTREGA DE BARCOS AOS PESCADORES EM NACALA-À-VELHA
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto procedeu na tarde desta terça-feira, 28 de Setembro de 2021 a cerimónia de entrega de barcos aos pescadores do Distrito de Nacala-à-Velha.
Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que " acabamos de entregar estes equipamentos e materiais de trabalho que contribuirão para fazer recuar a pobreza no nosso Distrito, nas nossas comunidades e no seio de alguns agregados familiares ".
Outrossim, o governante disse que são concidadãos que acabam de receber 4 embarcações acopladas de respectivos motores, 4 redes de emalhe, 4 redes de arrasto a bordo e são ferramentas de luta contra a pobreza, que recebem gratuitamente no âmbito da responsabilidade social da empresa Nacala Logostic " projecto Ferro-portuária" .
O Chefe do Executivo Províncial sublinhou que as ferramentas ora entregue continuará a acreditar na capacidade de uma melhor exploração do potencial pesqueiro sobretudo ao longo dos 50km de linha costeira de Nacala-à-Velha e não só, poderão ser elevados os volumes mais altos de captura de pescado de 31 toneladas que registaram em 2019 para 127,2 toneladas de 2021, sem descorar a observância dos princípios de sustentabilidade.
Rodrigues referiu ainda que actividade pesqueira goza de grande relevância no Distrito de Nacala-à-Velha por ser uma actividade praticada por um número expressivo da sua população a ponto de contar com 2.746 pescadores dos quais 2.096 homens e 650 mulheres.
O governante sublinhou que " em reconhecimento da importância desta actividade, ainda no presente ano o Governo alocou 6 motores para embarcações e enquanto isso, prosseguirá com alocação de mais embarcações em número de 8 em coordenação com a empresa Nacala Logostic, para além de meios de conservação do pescado ".
Para Manuel Rodrigues, nada impede igualmente que envolvam-se na fiscalização ou sensibilização aos outros pescadores para que não usem a tração luminosa com artes nocivas de pescadores que em algum momento também são protagonizados por pescadores de Distritos vizinhos.
Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues desencorajou o uso de artes de pescado nocivas que só conduzem à uma pesca irresponsável e reiterou o apelo para que os pescadores pratiquem uma pesca sustentável e procurem licenciar as artes de pesca.
Em outras palavras, Manuel Rodrigues disse que " respeitem sempre o período de veda estabelecido pelas autoridades governamentais, assegurem a manutenção ou reabilitação das mesmas quando necessário e evitem pôr-se ao alto mar , sem respeitar a capacidade de lotação ".
Por último, Rodrigues disse que reitera as suas felecitações aos pescadores contemplados, assegurou que os outros que eventualmente estejam envolvidos no grupo dos pescadores impactados pela construção ferro- portuária para que aguardem pelos melhores momentos pois este gesto de disponibilidade de material de pesca será extensivo dos outros 9 Distritos.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.