MINISTRA DO GÉNERO, CRIANÇA E ACÇÃO SOCIAL REITERA TOLERÂNCIA ZERO ÀS UNIÕES PREMATURAS E VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO
A Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane reiterou tolerância zero às uniões prematuras e violência baseada no género em Nampula.
Nyeleti Mondlane falava hoje domingo (11 de Julho de 2021) no Centro de acomodação dos deslocados vítima de acção dos terroristas na vizinha Província de Cabo-Delegado, em Corrane, Distrito de Meconta, na Província de Nampula, nas cerimónias Centrais do Dia Mundial da População.
Para o presente ano, a cermónia do Dia Mundial da População é celebrado sob o lema: " Aumentar a consciencialização sobre as necessidades de mulheres e raparigas em relação à saúde sexual e reprodutiva e sua vulnerabilidade em contextos de crise humanitária ".
Na ocasião, a ministra do Género, Criança e Acção Social sublinhou que as mulheres e as raparigas desempenham um papel importante na sociedade, para a estabilidade das famílias desenvolvimento do país.
Nyeleti Mondlane referiu ainda da necessidade de proteger as crianças de todo tipo de violência, bem como garantir que elas gozem dos seus direitos.
Para as mulheres, Nyeleti referiu que uma das prioridades do governo é o exercício do empoderamento da mulher e redução da desigualdade social.
A Ministra do Género, Criança e Acção Social lamentou o facto de esforços do governo no combate a violência baseada no gênero, esta continua a se observar em várias artérias da nossa sociedade.
Nyeleti sublinhou que a luta contra às uniões prematuras continua a ser prioridade do seu sector.
"Apesar dos progressos na promoção do bem-estar da população em particular das mulheres e raparigas, ainda temos desafios que exigem de nós, o reforço das acções que resultem na expansão do acesso de mulheres e homens à educação, formação, aos serviços de saúde, à água e aos recursos produtivos, assim como no combate à violência baseada no género e às uniões prematuras", frisou.
Na mesma ocasião, Nyeleti Mondlane ofereceu a comunidade do centro de reassentamto de Corane cerca de mil barras de sabão no contexto das medidas de prevenção da pandemia da COVID-19.
Nestas cerimónias, a Ministra do Género, Criança e Acção Social foi acompanhada por Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto e pela vice Ministra da Economia e Finanças, Clara Louveira.
Antes do acto central, a comitiva visitou o Centro de reassentamento de Corrane, tendo recebido explicações sobre a situação dos deslocados naquele ponto e feira de exposição de produtos agrícolas, saúde, comercial e Nuit.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.