MANUEL RODRIGUES EXIGE A DIRECÇÃO PROVÍNCIAL DE EDUCAÇÃO O ENSINO PATRIÓTICO E DE QUALIDADE NAS ESCOLAS E ENALTECE O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS AO NÍVEL DA PROVÍNCIA DE NAMPULA
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto falava na tarde da última terça-feira, 19 de Outubro de 2021 durante a reunião com os Inspectores, Chefes dos Departamentos, Repartições, funcionários e professores afectos na Direcção Províncial de Educação.
Manuel Rodrigues que esteve de visita de trabalho naquela Direcção Províncial de Educação, e durante a interação com os funcionários afectos na Inspeção e na Direcção Províncial de Educação disse que o controle da efectividade deve começar dentro da Inspeção para que haja seriedade no cumprimento das normas e na fiscalização noutros sectores pois, o exemplo deve começar dentro e para lá fora.
Na mesma interação com os Inspectores da Direcção Provincial de Educação, o governante disse que a Inspeção tem que ser um espelho que tem um reflexo real de modo a ter valor e peso para os demais tenham medo nela pois, se não estiver bem organizada não tem como controlar e fiscalizar de forma eficaz dentro da Educação.
Em outras palavras, Rodrigues durante a visita e interação com os Inspectores, funcionários e professores afectos em diferentes áreas de Departamentos e Repartições daquela Direcção disse que a Inspeção pedagógica deve ser aquela que ascende no ensino de aprendizagem devendo haver plano diário, semanal e mensal de cada sector de modo a permitir o controle.
Outrossim, o Chefe do Conselho Executivo Províncial sublinhou que o Professor deve ser um espelho de referência nas comunidades, simpatia e não só, na escola deve forjar a consciência do cidadão, em torno dos princípios gerais, como amor à pátria, cultura de Paz, Unidade Nacional, Democracia, tolerância, diálogo e solidariedade com os outros.
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, destacou ainda o ensino patriótico, de qualidade nas escolas como peça fundamental no processo de desenvolvimento, preservação do espírito de Paz, harmonia numa sociedade enalteceu o papel do Professor no processo de transmissão de conhecimentos .
Manuel Rodrigues considerou que o pessoal de apoio (menor) constitue pilar número um na Governação e na implementação do PQG podendo haver respeito mútuo pelos instrumentos de trabalho entre os colegas, valorizando o trabalho do outro, combatendo a fofoca, a intriga e a mentira dentro e fora da instituição.
Segundo Manuel Rodrigues " nenhum colega deve falar mal do outro ou humilhar ou criar um mau estar entre colegas, cada um deve se preocupar para melhorar o seu desempenho e fazer melhor, continuar excercer a sua função na qual foi incumbida, ser solidário um ao outro, unidos e coesos para ter melhores resultados ".
O governante fez uma retórica e profunda explanação sobre o conceito da Governação Descentralizada e o papel de um funcionário afecto na Direcção Províncial de Educação devendo ser um espelho para que as pessoas se sintam a vontade pois os maus comportamentos de alguns funcionários podem corroer a boa imagem da Direcção Províncial.
Manuel Rodrigues disse ainda que enquanto funcionários todos são iguais, a obrigação é fazer valer a lei e cumprir os deveres e direitos dos funcionários, os expedientes a serem distribuídos assim como os documentos que dão entrada na Secretaria daquela Direcção devem ser flexíveis na sua tramitação.
Em relação aos falsos empreiteiros que abandonam as Obras depois de ter recebido um valor sobretudo na área de Educação, o Chefe do Conselho Executivo Províncial disse que irá reunir com alguns que já são conhecidos na praça de modo assumirem os seus danos pois , o Estado não pode ser lesado.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.