Governador da Província de Nampula reúne com Líderes Comunitários e Religiosos em Liúpo
Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula reuniu nesta quarta-feira, (12) com os Líderes Comunitários e Religiosos no Distrito de Liúpo, em cumprimento da sua agenda de trabalho naquela parte da Província.
Neste encontro, Manuel Rodrigues, partilhou o reconhecimento e a relevância que o Governo atribui às lideranças comunitárias e as lideranças religiosas na acção governativa, razão mais que suficiente justificar a realização de encontros com estes grupos da base.
O Chefe do Executivo Províncial lembrou aos líderes os três desafios da actualidade que se centra na Pandemia da COVID-19, conceito do actual paradígma de governação descentralizada e acção terrorista que está afectando directamente a Província de Cabo-Delegado aumentando cada vez mais o maior número de deslocadas que até então Nampula conta com mais de 64.500 deslocados.
Manuel Rodrigues disse aos presentes a necessidade de prevenção das medidas da COVID-19 e não só, divulgação efectiva da sua prevenção nas comunidades por ser uma doença perigosa que já ceifou milhares pessoas em todo mundo.
Em relação o novo figurino de governação descentralizada, o dirigente disse que os líderes devem dominar muito bem a governação descentralizada, onde a descentralização tem o objetivo de desenvolver a Província como saúde, água, infraestruturas, saneamento do meio e outras áreas importantes para o desenvolvimento da população.
No mesmo encontro com os líderes, Manuel Rodrigues disse estar cientes que o terrorismo praticado em Cabo-Delegado não tem nenhuma ligação com o islamismo, uma vez que o islão é pela Paz, pela concórdia, pelo amor ao próximo, pela solidariedade, atributos que divergem claramente com as acções protagonizadas pelos terroristas.
Neste sentido, o dirigente falou da pertinência da intensificação a vigilância nos bairros, Povoados, Comunidades, Localidades, Postos Administrativos, Distritos e à Província face aos terroristas, para que acção destes, não se estenda para a nossa Província de Nampula e muito menos para o Distrito de Liúpo.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.