Governador da Província de Nampula recebe em audiência a equipa do programa potenciar
Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula recebeu na manhã desta segunda-feira, (18) em audiência no seu gabinete de trabalho a equipa do programa potenciar chefiado por José Dias, director do programa , Delma Comissário, responsável pela advocacia e Influência de Politicas e Hermenegildo Manuel, facilitador do programa ao nível da Província de Nampula.
Com o Director do programa potenciar, Manuel Rodrigues abordou a preocupação sobre a prevalecente vida difícil que passam os deslocados nos centros de acomodação, por conta do terrorismo na vizinha Província de Cabo-Delegado, o que obrigou Nampula a multiplicar os desafios, muito além das estatísticas e necessidades reais.
O dirigente disse que, pese embora estar a trabalhar com alguns parceiros como a UNICEF e a PMA a pressão que tem estado a receber dos serviços sociais é maior e um dos desafios é prover água e saneamento do meio de modo que as pessoas aglomeradas nesses Centros de acomodação não tenham problemas de saúde como por exemplo as doenças de origem hídrica, para além de falta de alimentos, no caso do Posto Administrativo de Namialo e Corrane em Meconta.
Igualmente, o Chefe do Executivo Províncial apontou os impactos negativos da pandemia da COVID-19, que obstruíram os esforços por um crescimento cada vez acelerado. Falou da agenda de promoção de projectos juvenis, constante da aposta do Governo no período 2020-2024.
Para o governador disse ser ainda gratificante ter no Conselho Executivo Províncial de Nampula parceiros movidos a causa da população para levar a um bom porto como o projecto potenciar e entre outros parceiros que atuam na Província de Nampula.
Por sua vez, José Dias disse que o seu Programa é financiado pelo alto Comissariado Britânico, o mesmo iníciou em Novembro de 2020, e visa melhorar a participação dos cidadãos na governação e na gestão dos serviços públicos, assim como desenvolver parcerias entre o Governo e a sociedade civil para fazer face aos desafios do acesso a serviços públicos de qualidade, através de serviço de Saúde, Água, Saneamento e Higiene, Nutrição e Protecção Social.
Dias disse igualmente que o programa potenciar irá contribuir para o alcance de melhores resultados de Desenvolvimento Humano, levando a redução da pobreza, desigualdade e instabilidade e que nesta primeira fase o programa selecionou os serviços de saúde materno infantil (SMI) como a primeira área do seu trabalho ao nível da Província de Nampula e pretende identificar através de encontros com os actores-cheves outras áreas prioritárias, e com eles juntar as sinergias que possam ampliar os resultados atingidos no sector da saúde.
No final Manuel Rodrigues, disse haver necessidade de envolvimento das estruturas locais, dos técnicos das Obras Públicas, Saúde e entre outros nas pesquisas desses projectos para sua implantação para evitar o desvio de aplicação do grupo alvo e dos reais problemas reais que a população da Província de Nampula enfrenta como falta de painéis solares em alguns centros de saúde em certas Localidades, Povoados, saneamento do meio e entre outras.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.