Informação

Governador da Província de Nampula presta uma singela homenagem ao Régulo Kupula-Muno em Mogovolas no âmbito da celebração do dia Internacional da Diversidade Cultural

Data: 28/05/2021
Governador da Província de Nampula presta uma singela homenagem ao Régulo Kupula-Muno em Mogovolas no âmbito da celebração do dia Internacional da...

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto visitou nesta sexta-feira, (21) a campa do Régulo Kupula-Muno, o defensor da Luta de Libertação contra a dominação colonial portuguesa em Moçambique no distrito de Mogovolas em Nampula no contexto da celebração do dia 21 de Maio, Dia Internacional da Diversidade Cultural.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Províncial soube através do responsável do local de campa do Régulo Kupula-Muno que, o rei Kupula-Muno suicidou-se depois de ter se apercebido de que a sua única irmã que tanto confiava e amava foi capturado pelos colonos ficando frustrado pelo acontecimento.

O governante soube ainda que, como forma de acabar com a dor que rei tinha no seu coração sobre a irmã que já estava nas mãos dos malfeitores, o Régulo Kupula-Muno mandou fazer uma bebida tradicional (otheka) e fez beber todos membros da família em jeito de juramento para que nenhum familiar fala-se ao colono onde foi enterrado o seu corpo.

Rodrigues soube naquele local que, o Régulo Kupula-Muno na sua morte foi acompanhado com 4 pessoas por sinal meninas que foram enterradas vivas como forma de honrar a tradição em como essas poderiam irem ajudar o Régulo Kapula-Muno lá no céu porque pensava-se que ainda que com a morte dele teria mais vida razão pela qual levaram meninas em vida e enterram com ele.

" Nós na Província de Nampula decidimos vir aqui no distrito Mogovolas para nos juntar a população do distrito de Mogovolas para celebramos está data porque este Distrito tem na nossa história no passado e para que juntos reflectirmos, lembrarmos como forma de equiparmos as nossa mentes e partilharmos aos nossos mais novos daquilo que foi a história do régulo Kupula-Muno- referiu Manuel Rodrigues.

O governante sublinhou que é de domínio de todos nós que o rei Kupula-Muno foi notável na residência colonial de ocupação dos Portugueses e foi um dos filhos mais queridos nesta terra razão pela qual se dirigiu naquela local para prestar uma homenagem no túmulo onde estão depositado os restos mortais do rei.

Manuel Rodrigues disse que usemos o dia para lembrar e rejeitar tudo o que é o mal para sociedade, um mal que apoquentam a nossa população e um dos males é a acção dos terroristas na vizinha Província de Cabo-Delegado.

Saudando aos familiares, Manuel Rodrigues exortou a necessidade de conservação e defesa dos seus ideiais do Régulo Kupula-Muno, homem que entregou a sua juventude em defesa pela pátria e de exploração do homem para o homem.

No final, Manuel Rodrigues disse a população presente no local necessidade de não venderem toda produção agrícola para evitar a insegurança alimentar na próxima campanha.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.