GOVERNADOR DE NAMPULA RECEBE EM AUDIÊNCIA VICE-MINISTRO DE GÉNERO CRIANÇA E ACÇÃO SOCIAL
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, recebeu nesta quinta-feira, (29) no seu gabinete de trabalho, o Vice-Ministro de Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse.
De entre vários assuntos, os dirigentes abordaram a assistência aos deslocados do terrorismo da vizinha Província de Cabo-Delegado, modalidade de pagamento de subsídio aos inscritos no quadro da Covid-19.
Na senda dos deslocados, Manuel Rodrigues levou a conhecer ao Vice-Ministro os principais desafios do Conselho Executivo Províncial, destacando o facto de maior número das pessoas ser de mulheres e crianças, entre órfãos de pais, vítimas da macabra acção dos terroristas.
Na mesma ocasião, Manuel Rodrigues decreveu com maior preocupação a necessidade de promoção de emprego para jovens.
Sobre as campanhas de mobilização de apoios, o governante disse estarem a decorrer sem sobressaltos, porquanto as respostas têm vindo de todos seguimentos da sociedade, às quais agradece, em nome do Executivo que dirige.
Sublinhou que apoios multiformes têm vindo de pessoas singulares e colectivas; das quais: académicos, parceiros, sociedade civil, empresários, religiosos, entre outras.
Outrossim, Manuel Rodrigues explicou ao Vice-Ministro que o novo figurino de governação descentralizada está claro, impõe à responsabilidade do Conselho Executivo Províncial o desenvolvimento de acções que visam o melhoramento da vida da população, devendo, por isso, fazer de tudo para minorar o sofrimento dos concidadãos deslocados, promovendo assim projectos que beneficiem às vítimas, com maior transparência possível.
Por sua vez, Lucas Mangrasse saudou o encontro, que espera a partir do qual as partes possam intensificar as medidas de resposta da difícil vida a que os deslocados se encontram mergulhados.
Por outro lado, o Vice-Ministro disse puder ainda cumprir na Província a agenda de entrega de bens diversos (viaturas, motorizadas, equipamentos informáticos e outros materiais), no âmbito do programa Spotlight, financiado pela União Europeia, uma iniciativa que vai sobremaneira contribuir para a redução de desigualdades sociais na proteção da rapariga.
A Spotlight foi lançada para promover acções de nível local, regional e global, para combater a violência contra as mulheres e raparigas. Nesta primeira fase, a iniciativa funciona em três Províncias, nomeadamente: Manica, Gaza e Nampula.
- Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula -.