GOVERNADOR DE NAMPULA QUER QUE OS PARTICIPANTES DO I CONSELHO COORDENADOR DA DIRECÇÃO PROVINCIAL DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO TENHAM CONSCIÊNCIA QUE NAMPULA POSSUI UM INVEJÁVEL POTENCIAL POR EXPLORAR NA ÁREA AGRÍCOLA, INDUSTRIAL E COMERCIAL
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, defendeu na manhã desta sexta-feira, (09) em Marrere que, os participantes do I Conselho Coordernador da Direcção Províncial da Indústria e Comércio devem ter a consciência que a Provincia de Nampula possui um invejável potencial por explorar na área agrícola, industrial e comercial.
Manuel Rodrigues falava na abertura do I Conselho Coordenador da Direcção Províncial da Indústria e Comércio (DPIC) de Nampula baptizado com o lema: " Industrialização e Comercialização, factores impulsionadores na valorização do produto nacional".
O evento contou com uma feira de exposição de produtos agrícolas e gastronómica, onde Manuel Rodrigues encorajou a todas expositoras e referiu que a feira serviria como uma alavanca na sua rede de contactos para garantir a sustentabilidade dos seus negócios e melhoria da dieta alimentar na nossa Província.
Na sua apresentação, Manuel Rodrigues sublinhou a necessidade de consolidação das condições objectivas para operacionalização da Cadeia de Valor da Comercialização Agrícola permetindo a intervenção do Produtor (singular ou associados), do Comprador, do transportador, do armazenista, da indústria, e do consumidor.
Rodrigues quer ainda que a Direcção Províncial da Indústria e Comércio assuma a dianteira na operacionalização dos mecanismos de acesso ao financiamento ao sector privado, sobretudo numa altura em que este sector se ressente dos efeitos da Pandemia da COVID-19 e do novo normal.
O dirigente desafiou aos participantes do encontro a terem maior atenção nas discusões, evitando o uso das línguagens filosóficas por entender que os problemas que enfermam no sector da indústria e comércio são muito bem conhecidos por todos nós.
Outrossim, o Chefe do Executivo Provincial desafiou aos participantes do I Conselho Coordenador da DPIC a participação no processo de certificação, estandardização e compra da produção dos agricultores a preços compensadores e justo do seu esforço e dedicação que permitem a melhoria do nível devida das populações.
O governante saudou a Direcção Províncial da Indústria e Comércio pelo facto ter contribuído no primeiro semestre uma produção global da Provincia com cerca de 5,83 milhões de meticais o correspondente a 46% do plano anual de 12,6 mil milhões de meticais que se acredita ser alcançável.
Segundo Manuel Rodrigues, permitam-me que vos encoraje mais uma vez para o alcance da meta das 4.671.770 toneladas de produtos agrícolas diversos por comercializar no presente ano cujo o alcance no I semestre foi de 1.220.905 toneladas.
No final, Manuel Rodrigues disse que, queremos que continuem a motivar mais investidores nacionais e estrangeiros para a nossa Província de modo que a evolução da rede comercial que passou de 10.517 em 2020 para 11.528 toneladas até ao I semestre de 2021 (1.011 adicionais).
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.