GOVERNADOR DE NAMPULA QUER CHEFES QUE INSPIRAM CONFIANÇA, CRIATIVOS E INOVADORES NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto teceu estas considerações na manhã de hoje quinta-feira, 05 de Agosto de 2021 durante a visita de trabalho a Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial e Ambiente.
Naquela direcção, o Chefe do Executivo Provincial visitou todas instalações, sectores e Repartições onde manteve interação com os funcionários para se inteirar melhor do seu funcionamento.
Na reunião com os funcionários daquela direcção, Manuel Rodrigues disse que o sector do Desenvolvimento Territorial e Ambiente deve ser um espelho na administração pública para que as pessoas se sintam a vontade pois os maus comportamentos dos funcionários podem corroer a boa imagem da instituição.
O governante na sua intervenção sublinhou que o licenciamento deve ser célere e transparente e deve ser considerado nos termos da lei e não só. Deve se incentivar a vigilância e estimular as denúncia contra os prevaricadores da lei.
O Chefe do Executivo Provincial referiu ainda que os funcionários devem se abster deste mal, afastar se de qualquer prática de actos corruptos.
Outrossim, Manuel Rodrigues disse que "esta governação que nós temos hoje é uma governação orientada para o bem servir da população, por isso incentivamos uma gestão criativa por inovadora para responder com máxima qualidade e celeridade às necessidades dos nossos utentes.
Desta forma, o dirigente disse que espera encontrar nesta instituição chefes dos Departamentos e Repartições que inspirem os demais.
O Chefe do Executivo Provincial disse que a Direcção deve incluir no plano semanal o estudo de legislação sobre a Governação Descentralizada onde todos funcionários devem saber o que é Governação Descentralizada, quais são as áreas e todos devem saber que esta Governação está a vigorar desde em 2020.
Em relação a COVID-19, o governante disse que deve ser observado o Decreto Presidencial n° 50 para evitar contrairem esta pandemia e não só, as nossas instituições públicas e privadas devem ser seguras e não devem ser instituições que propiciam a contaminação da COVID-19.
O Chefe do Executivo Provincial de Nampula disse que em cada área deve haver planos semanais, mensais, metas, objectivos e prazos porque se a direcção não anda a culpa é dos chefes dos Departamentos e Repartições que é a massa pensante onde gravita a acção da governação descentralizada.
Em relação a fauna bravia, Manuel Rodrigues disse que esta direcção é responsável em fazer uma gestão para evitar o conflito homem-fauna bravia.
Rodrigues desafiou a Direcção a evitar as práticas de queimadas descontroladas e não se pode continuar a ver as florestas arder, devemos vigiar constantemente
Pois as queimadas não só empobrece o solo mas também danifica o ecossistema.
O governante instou a direcção a assegurar o controle do programa de exploração de recursos florestais e os 20% deve ser canalizadas para as comunidades locais e no âmbito de ambiente a direcção deve reflectir sobre o plano de Zoo ecológico na Província.
" Não podemos ocupar as áreas que periga a saúde do próprio munícipe, recomendo que trabalhem com todas estruturas da base para que esses instrumentos devem ser observadas, isto é, deve se garantir o reflorestamento para ter as florestas verdes "
- acrescentou Rodrigues.
No encontro com os funcionários, o governante disse haver necessidade de coordenar o processo de reassentamento surgidos em dois factores nomeadamente: Ciclone Kenneth e os deslocados da acção dos terroristas na vizinha Cabo-Delegado e outros Distritos para evitar a desorganização e urbanização desorganizada.
Por último, o Chef do Executivo Provincial lançou o apelo aos grupos alvo desta fase de vacinação para aderirem aos Postos de vacinação próximos das suas residências.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.