Informação

GOVERNADOR DE NAMPULA INSTA AO NOVO ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE MOGINCUAL A DOMINAR AS POTENCIALIDADES E PRIVILEGIE A UNIÃO, COESÃO, SOLIDARIEDADE E SAIBA DIAGNOSTICAR OS REAIS PROBLEMAS DE FORMA PARTICIPATIVA

Data: 19/11/2021
GOVERNADOR DE NAMPULA INSTA AO NOVO ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE MOGINCUAL A DOMINAR AS POTENCIALIDADES E PRIVILEGIE A UNIÃO, COESÃO, SOLIDARIEDADE...

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, desafiou o novo Administrador do Distrito de Mogincual a motivar o envolvimento dos principais actores para a implementação dos projectos prioritários e sustentáveis que possam resolver os problemas da população.

Manuel Rodrigues, lançou este desafio neste sábado, 06 de Novembro de 2021 no Distrito de Mogincual, quando apresentava publicamente do novo administrador do Distrito de Mogincual.

Trata-se de Ricardo Batalha, novo administrador empossado em substituição de Rosa Mário Jerónimo, Administradora transferida para o Distrito de Nacarôa.

Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que trata-se de um processo normal na Administração Pública na nossa Governação, por quanto o mesmo visa dinamizar e acelerar o processo de desenvolvimento social, económico e cultural deste Distrito.

Outrossim, Manuel Rodrigues disse ainda que com o novo Administrador do Distrito poderão aumentar os volumes de produção da castanha de caju com vista a operacionalizar a unidade de processamento, expandir a energia eléctrica para as localidades, como é o caso de Naminane, Micolene e Mepeone para além de outros Povoados, optimizar as potencialidades agrárias nos mais de 139.000 hectares de terras aráveis e as potencialidades que Mogincual detêm.

Sabido que a situação da corrupção é um dos problemas que cada vez mais tem ganhos nas instituições públicas, o Chefe do Executivo Provincial instou ao novo timoneiro o combate cerrado contra este mal que mina a boa imagem da Administração Pública devendo combater os casamentos prematuros para que as raparigas permanecem nas escolas.

Na mesma ocasião, o governante desafiou ao novo Aministrador na sua governação a privilegiar o contacto permanente com os líderes comunitários e religiosos, parceiros, jovens, mulheres e a comunidade em geral por serem os pioneiros que facilitarão o rápido desenvolvimento do Distrito.

Rodrigues espera do novo Administrador, Batalha que saiba publicitar as potencialidades que o Distrito de Mogincual tem, diagnosticar de forma participativa e divulgue das mesmas com uma abertura, saiba ouvir, discernir o importante e acima de tudo assuma que a população de Mogincual são seus filhos e que nunca trate uns como filhos e outros como enteados.

O dirigente sublinhou ao novo Administrador para se distanciar das fofocas e intrígas devendo também aplicar a sua capacidade no aumento da produção e produtividade para além dos produtos que o Distrito dispõe e sem se desviar do Plano Económico Social da Provincia e do Programa Quinquenal do Governo-2020-2024.

O governante lembrou ao novo Administrador que a população do Distrito de Mogincual pode estar de propensa de certas doenças, da aí o novo timoneiro, Ricardo Batalha deve liderar a prevenção e combate das doenças nomeadamente, HIV-SIDA, a Covid-19, diarreia, malária e entre outras doenças que aponquentam a comunidade.

Por último, Manuel Rodrigues desafiou ao novo timoneiro do Distrito a não ser apenas Administrador do Gabinete, mas sim, procure ser a melhor equipa de trabalho da Província, e não perca tempo com intrigas ou aspectos que lhes dividem, que deve ainda procurar fazer história em Mogincual, deixando os seus nomes com letras douradas como resultado do contributo que terão dado para o salto de Mogincual.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Provincia de Nampula-.