GOVERNADOR DE NAMPULA EXIGE O PROFISSIONALISMO, INTEGRIDADE, PRODUTIVIDADE E MAIS HUMANISMO NOS CENTROS DE SAÚDE E UNIDADES SANITÁRIAS
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto teceu estas considerações na manhã de hoje, 10 de Agosto do ano 2021 aquando a sua visita de trabalho nos três Centros de Saúde de Namiepe, 1° de Maio e 25 de Setembro.
Manuel Rodrigues que esteve acompanhada pela directora Provincial do Género, Criança e Acção Social, Albertina Ussene e outros quadros do seu gabinete percorreu por todos edifícios, dealogou com os profissionais e com os utentes, outros pacientes internados nas enfermarias por forma a se inteirar do funcionamento e medir o nível de satisfação pelo atendimento, tendo lhes desejados rápidas melhoras.
Ainda no primeiro local de visita (Centro de Saúde de Namiepe), o Chefe do Executivo Provincial foi informado pelos utentes a existência de cobranças ilícitas nas maternidades daquele Centro que variam entre trezentos à quinhentos meticais após o parto.
Em resposta da denúncia naquele Centro de Saúde, Manuel Rodrigues disse que será implacável contra os corruptos porque os profissionais de saúde juraram em servir cada vez melhor no seio das comunidades e o Governo disponibiliza medicamentos nos hospitais de modo a prover mais a boa saúde razão pelo qual recebem salário mensal por cada funcionário.
No final da visita o governante reuniu com alguns funcionários, gestores dos Centros de Saúde ora visitado e deixou recomendações no sentido de promover e melhorar cada vez mais os serviços, e garantir maior satisfação aos utentes.
Na ocasião, o Chefe do Executivo Províncial de Nampula encorajou os funcionários de todos os Centros de Saúde ora visitado a continuarem a atender os pacientes com humanismo e profissionalismo.
Na sua intervenção, Manuel Rodrigues desencorajou qualquer acto de corrupção, exigiu profissionalismo, integridade, mais produtividade, mais humanismo, amor para que eles que são nossos utentes se sentem melhor pois "o nosso maior valor é a vida".
Na mesma ocasião, o governante considerou os profissionais da saúde como profissionais da primeira linha por serem eles que levam o bom porto da vida das populações sobretudo no contexto de prevenção e combate da pandemia da COVID-19.
Outrossim, Manuel Rodrigues exortou aos profissionais de saúde a continuarem a evitar esforços para melhorar cada vez mais a boa imagem da saúde devendo garantir a boa integridade de qualquer funcionário com os utentes aliás, a necessidade de promover uma boa imagem nos centros de saúde onde os chefes devem vigiar os sectores para melhor controle.
Para Manuel Rodrigues, qualquer funcionário deve ser integro com os aspectos que os profissionais conhecem, não podemos aceitar mais pessoas que que nos falem mal, o centro de saúde são os primeiros lugares de contacto depois é que vão para outros hospitais como, distritais e gerais .
Em outras palavras Rodrigues desafiou aos gestores dos três Centros de Saúde ora visitado (Centro de Saúde de Namiepe, 1° de Maio e 25 de Setembro) a manterem boa imagem dos Centros e manter a honestidade com os utentes e trabalho árduo para prevalecer a boa imagem, pese embora não ser fácil por causa de alguns que tem outras intenções com a população que ao em vez de servir melhor dificultam os serviços básicos e sociais.
O Chefe do Executivo Provincial disse ainda a necessidade de palestras ocasionais para que os utentes precebam melhor os serviços de saúde, aliás de modo a servir para a mudança de certos comportamentos. O governante destacou nas maternidades como sendo locais de maior frequência de cobranças ilícitas e que se deve-se limpar essa má imagem nos centros saúdes.
Manuel Rodrigues instou aos gestores dos Centros de Saúde a necessidade de organização interna, sobretudo em termos de arrumação dos documentos, processos e arquivos por ser um espelho de uma instituição.
" Estamos muito satisfeitos, porque encontrarmos colegas em todos os Centros de Saúde alegres e muito empenhados nas suas tarefas, vimos que estamos preparados profissionalmente apesar da demanda da procura dos serviços de saúde mas temos que continuar empenhados e com responsabilidade", disse Manuel Rodrigues.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.