Informação

GOVERNADOR DE NAMPULA DESAFIA O CONSELHO PROVINCIAL DA JUVENTUDE E AS ASSOCIAÇÕES JUVENIS A TRAZEREM SOLUÇÕES FACE AOS DESAFIOS QUE O PAÍS ENFRENTA

Data: 02/08/2021
GOVERNADOR DE NAMPULA DESAFIA O CONSELHO PROVINCIAL DA JUVENTUDE E AS ASSOCIAÇÕES JUVENIS  A TRAZEREM SOLUÇÕES FACE AOS DESAFIOS QUE O PAÍS ENFRENTA

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto desafiou o Conselho Executivo Provincial e as Associações Juvenis a trazerem soluções face aos problemas que o país enfrenta.

O desafio foi lançado na manhã desta quarta-feira, 28 de Julho de 2021 durante a uma reunião com o Conselho Provincial da Juventude e Associações Juvenis de Nampula.

Antes do inicio da reunião, o Chefe do Executivo Provincial visitou no local do encontro uma feira de exposição das iniciativas das Associações Juvenis onde encorajou a todos expositores e referiu que a feira serviria como uma alavanca na sua rede de contactos para garantir a sustentabilidade dos seus negócios e melhoria da dieta alimentar na nossa Província.

Na ocasião, Manuel Rodrigues colocou sete (7) temas em plena reflexão dos Jovens da direcção do Conselho Provincial da Juventude e Associações Juvenís sendo:

1° Que iniciativas empreendedoras os Jovens do Conselho Provincial da Juventude e Associações Juvenis em Nampula podem implementar ?

2° Como estancar a tendência da adesão dos Jovens à acção terrorista da vizinha de Cabo-Delegado ?

3° Como é que a Juventude pode participar para a solução dos problemas ou superação dos desafios que apoquentam a própria juventude ?

4° Como é que os jovens podem contribui mais para acelerarmos o crescimento económico e por esta via o desenvolvimento da nossa Província ?

5° Como é que a juventude pode envolver-se activamente nas acções de mobilização global para a prevenção da COVID-19 ?

6° Como é que os jovens podem fazer das TIC's como ferramentas ou plataformas para a formação, moralização da sociedade e promoção do desenvolvimento ? e

7° Como fortalecer a coordenação primeiro, entre as associações juvenis e os outros actores (Governo, Municípios, Sector Privado, Sociedade Civil) para a melhor busca das soluções que afectam a juventude ?.

Durante a interação com os Jovens, o Chefe do Executivo Províncial de Nampula sublinhou a necessidade de os Jovens transformarem os desafios em oportunidade visto que muitos jovens gostam de corta mato ou seja vida fácil.

Manuel Rodrigues exortou aos jovens do Conselho Provincial da Juventude e Associações Juvenís a se distanciarem das falsas promessas dos terroristas que se fazem passar pela costa com promessa de dar o melhor emprego aos jovens moçambicanos e em particular os da Província de Nampula para ir se juntar com os malfeitores em Cabo-Delegado.

Na mesma ocasião, o dirigente disse que os projectos dos jovens do Conselho Provincial e outros Distritos da Província não devem serem feitos de forma individual mas sim, em associações como forma de facilitar em caso destes necessitarem de financiamento por parte do Governo assim como dos parceiros.

Rodrigues disse ainda que os jovens devem intensificar a participação activa no processo de desenvolvimento, aliás, os jovens estão em todas as esferas, desde a governativa, legislativa, empresarial, musical, desportiva empreendedora, no comércio, na produção agrária, na função pública e entre outras áreas.

Outrossim, o Chefe do Executivo Provincial aconselhou e encorajou os jovens a apostarem no "saber fazer" e no "saber estar" , ou seja , em cursos profissionalizantes, aliás deve haver uma forte ligação entre a direcção do Conselho Provincial da Juventude e a direcção dos Conselhos Distritais da Juventude e estas com os representantes nos Postos Administrativos e Localidades.

Manuel Rodrigues lembrou aos jovens que só no primeiro semestre do presente ano, foram distribuídos 938 talhões para Jovens nos Distritos de Nampula (220), Mogovolas (150), Lalaua (30), Meconta (07), Mogincual (217), Murrupula (35), Mossuril (249) e acção contínua terá lugar nos outros Distritos da Província.

Para Manuel Rodrigues, igualmente testemunhamos a atribuição de 67 Kits de emprego e inserção de 64 jovens em estágios pre-profissionais, nos Distritos de Nampula, Mogovolas, Larde, Nacala-à-Velha, Meconta e Mogincual, para além do envolvimento de 712 jovens, em formação profssional em canalização, mecânica de motorizada, electricidade, Secretariado e entre outros cursos de curta duração.

" Os jovens constituem o pilar prioritário da nossa acção governativa aqui na nossa Província portanto, não se pode falar de uma exitosa implementação do Programa de Governação, do desenvolvimento local, global, da promoção da Paz, do combate da criminalidade, terrorismo, da boa prestação de serviços públicos e do fortalecimento da nossa economia sem envolver a juventude por serem o maior e o principal exército com quem se pode contar para implementação da agenda de Governação Descentralizada "- referiu Manuel Rodrigues.

Por último, o governante desafiou o Conselho Provincial da Juventude a ter o conhecimento e o controle pleno de tudo quanto acontece com os jovens e reforçou a mensagem de prevenção da COVID-19 por ser os jovens tão indicados como sendo a faixa etária que mais desrespeita o cumprimento do protocolo de saúde, sobretudo o uso das máscaras e o desrespeito do recolher obrigatório.

-Gabinete de Imprensa do Governador de Província de Nampula-.