GOVERNADOR DE NAMPULA CONVIDA OS CÔNJUGES DA PROVÍNCIA A DESMISTIFICAR APARENTE VERGONHA PARA AS MULHERES IREM AS AULAS DE ALFABETIZAÇÃO
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto teceu estás considerações na manhã desta quarta-feira, 08 de Setembro de 2021 durante as cerimónias centrais do dia Internacional de Alfabetização dirigida por Sua Excia, Drª Isaura Nyusi, esposa do Presidente da República e Presidente do Movimento de Advocacia Sensibilização e Mobilização de Recursos para Alfabetização (MASMA) no Posto Administrativo de Corrane, Distrito de Meconta.
Na ocasião, Manuel Rodrigues agradeceu a Drª Isaura Nyusi pela decisão sábia do evento e pela escolha da Província de Nampula para acolher esta cerimónia central do dia Internacional da Alfabetização ao nível do país por ser oportuna porquanto irá estimular o processo de ensino e aprendizagem principalmente no subsistemas de alfabetização.
O Chefe do Executivo Provincial disse que na Província de Nampula o analfabetismo afecta cerca de 56% da população, principalmente nas zonas rurais onde o Posto Administrativo de Corrane, Distrito de Meconta faz parte.
O governante saudou a DrªIsaura Nyusi pelo empenho pessoal em diversos programas sociais em prol da população da Província de Nampula de uma forma geral e em especial da criança, da rapariga, da mulher, da pessoa idosas e de portadores de deficiência.
Alinhados com esta realidade preocupante, Manuel Rodrigues disse que Governo da Provincial de Nampula tem empreendido vários esforços no sentido de ir reduzindo número da população analfabeta na Província.
O governante destacou algumas acções como no caso de aumento de número de centros de alfabetização e educação de jovens e adultos pois de 2020 para o ano em curso passou de 1.685 para os actuais 2.512 centros de alfabetização e educação de adultos que corresponde um crescimento de 49% .
Segundo Manuel Rodrigues " aqui no Posto Administrativo de Corrane contamos com 46 centros de alfabetização Educação de Jovens e Adultos dos quais 4 centros funcionam no centro de reassetamento das famílias deslocadas na vizinha Província de Cabo-Delgado ".
Para Manuel Rodrigues, situação similar é notório no efectivo de concidadão que frequentam este substesma que evoluiu de 52.328 no ano passado para 60.207 no presente ano portanto, um crescimento de 15% o que indica uma subida encorajador ao nível da Província de Nampula mas não satisfatória e este universo representa cerca de 64.8% de mulheres de efectivos a participar nos centros de educação de adultos.
" Queremos assim, usar desta oportunidade para encorajar a mulher a continuar a participar neste importante substesma de educação" -referiu Rodrigues.
De igual modo, Manuel Rodrigues apelou os cônjuges a desmistificação da aparente vergonha para as nossas mulheres irem aos centros de alfabetização e educação de adultos pois, nunca é tarde aprender, aliás o alfatizado é capaz de ler cartas, redigir documentos e mensagens via telefónica.
O Chefe do Executivo Provincial disse que tudo fazer com vista a reduzir a actual taxa de analfabetismo para 48% mediante os programas um de curta e outras de longa duração para beneficiar principalmente a mulher na Província de Nampula.
Outrossim, Manuel Rodrigues disse que o outro destaque preocupante é pelo facto a Província de Nampula as mulheres apresentarem um índice de analfabetismo de cerca 71. 2%, factor que preocupa as autoridades ao nível da Província.
Rodrigues reitera campanha de massificação de alfabetização, caso de " Um líder Comunitário, uma comunidade alfabetizada, um estudante uma família alfabetizada, um conselho de escola, um centro de alfabetização e Educação de adultos, combatendo os casamentos prematuros e trabalhos infantis.
As cerimónias Centrais do Dia Internacional de Alfabetização foi antecedida com o plantio das árvores , exposição de livros, premiação dos destacados do Sistema de Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos e decorreu observando as medidas sanitárias impostas pela COVID-19.
Para além do Governador da Província de Nampula, as cerimónia central do Dia Internacional de Alfabetização contou com a presença da Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Rita Namashulua, representante da UNESCO em Moçambique, director do Gabinete do Governador da Província de Nampula, Rodrigues Artur Ussene, esposa do Governador da Província de Nampula, Ana Mimosa Muncuambe Alberto, esposa do Secretário do Estado na Província, Ana Teresa Gondola, directora Províncial de Educação, Mariamo Agostinho, Administrador do Distrito de Meconta, Líderes Comunitários e Religiosos, vários parceiros e outros personalidades centrais e locais.
Para o presente ano de 2021 o Dia Internacional de Alfabetização, comemora-se sob o Lema: " Alfabetização para Recuperação centrado no Homem: Reduzindo a Exclusão Digital ".
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.