GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA RECEBE EM AUDIÊNCIA A EQUIPA DA WATERAID
Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula recebeu na manhã desta segunda-feira, (18) a equipa de Water Aid chefiado pelo senhor Charmaine Consul Gonçalves, chefe de Programas de WaterAid em Moçambique acompanhada pelada senhora Adam Carley, directora Nacional de WaterAid.
Com o chefe dos programas de WaterAida, Manuel Rodrigues abordou a preocupação sobre a prevalecente vida difícil que passam os deslocados nos centros de acomodação, por conta do terrorismo na vizinha Província de Cabo-Delegado, o que obrigou Nampula a multiplicar os desafios, muito além das estatísticas e necessidades reais.
O dirigente disse que, pese embora estar a trabalhar com alguns parceiros como a UNICEF e a PMA a pressão que tem estado a receber dos serviços sociais é maior e um dos desafios é prover água e saneamento do meio de modo que aquelas pessoas aglomerados nesses Centros de acomodação não tenham problemas de saúde como doenças hídricas além de alimentos, no caso do Posto Administrativo de Namialo e Corrane em Meconta.
Igualmente, o Chefe do Executivo Províncial apontou os impactos negativos da pandemia da COVID-19, que obstruíram os esforços por um crescimento cada vez acelerado. Falou da agenda de promoção de projectos juvenis, constante da aposta do Governo no período 2020-2024.
Para o governador disse ser gratificante ter no Conselho Executivo Províncial de Nampula parceiros movidos a causa da população para levar a um bom porto como a WaterAida e entre outros parceiros e que nem sempre a participação é com recursos financeiros mas sim a ideia é mais valia que outras coisas e não tem nenhuma medição com os apoios para ajudar as famílias deslocadas vítima de acção dos terroristas na vizinha Província de Cabo-Delegado.
Por sua vez, Charmaine Consul Gonçalves, Chefe dos Programas de WaterAida disse que, neste momento estão a espera de fundos para a construção de sistemas de abastecimento de água nas escolas, nos hospitais e nas comunidades para responder os desafios nomeadamente, distrito de Memba e Mossuril, um programa que irá ser implementado na segunda fase e irá iniciar a partir do próximo mês.
Charmaine Gonçalves disse aínda que o projecto está avaliado em 300 mil euros que abrangire em duas Províncias, Maputo e Nampula e que neste momento estão a fazer um estudo sobre construção de sistemas de abastecimento de água em algumas comunidades para baixar os custos de pressão da população.
No final Manuel Rodrigues, disse haver necessidade de envolvimento das estruturas locais, dos técnicos das Obras Públicas, Saúde e entre outros nas pesquisas desses projectos para sua implantação para evitar o desvio de aplicação do grupo alvo dos reais problemas reais que a população da Província de Nampula enfrenta como água, saneamento do meio entre outras.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.