GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA INSTA A SOCIEDADE A CONSCIENCIALIZAR-SE SOBRE OS PERIGOS DO CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, instou a sociedade a abster-se do uso da droga e a consciencializar-se sobre os perigos do consumo de drogas ilícitas.
O governante falava neste sábado, (26) na cerimónia de encerramento da Semana Comemorativa do Dia Mundial da luta contra o Consumo e Tráfico de Drogas, que se assinalou ontem.
O Chefe do Executivo Provincial considerou lamentável o facto de a província de Nampula ser considerada corredor de vários tipos de droga para outros pontos do país, daí que apela a consciência dos cidadãos, principalmente os jovens para juntarem nesta luta contra o combate ao consumo ilícito de drogas.
Na ocasião, Manuel Rodrigues apelou aos Jovens a se distanciarem do consumo de drogas, e se engajem em acções humanitárias na base do voluntariado, do escutismo, acolhendo os concidadãos que fogem da acção terrorista.
No presente ano as comemorações desta Data são celebradas sob o Lema: “Partilhe Factos Sobre Drogas, Salve Vidas”. Com este Lema pretendemos despertar a toda a sociedade sobre a necessidade da denúncia e partilha de informações ligadas a todos aqueles que produzem, transportam, comercializam e consomem as drogas.
No final, Manuel Rodrigues encorajou a reactivação ou criação de mais núcleos Anti-Drogas, nas instituições de ensino e nas comunidades, uma acção que deve ser acompanhada com a realização de palestras, debates radiofónicos e televisivos, sobre matérias de prevenção e combate à droga.
Manuel Rodrigues chama a atenção sobre o facto de que o consumo do álcool e drogas ilícitas pode abrir espaço para a vulnerabilidade à contaminação ao Coronavirus e ao HIV-SIDA, tanto para quem as usa como para as suas famílias.
Por último, Manuel Rodrigues condenou a atitude de alguns pais e encarregados de Educação que mandam as crianças ou adolescentes para comprar bebidas,ou mesmo para acender tabaco, pois isso pode representar um aliciamento para o início do consumo.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Mampula-.