GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA DIRIGE A CERMÓNIA PROVINCIAL DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto dirigiu na manhã desta quarta-feira, 04 de Agosto de 2021 a cerimónia Provincial de Lançamento da Campanha de Vacinação Contra a COVID-19.
Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que a vacinação contra a COVID-19 constitui uma medida complementar para a prevenção da COVID-19, pois confere uma proteção parcial, por isso, as medidas de prevenção não farmacológicas como o uso de máscaras, a lavagem das mãos a desinfeção e o distanciamento físico entre pessoas deverão ser mantidas.
Outrossim, Rodrigues disse que a introdução de uma vacina representa uma prioridade Nacional para aliviar o impacto negativo a nível do sistema sanitário e socio económico da pandemia da COVID-19.
O governante sublinhou que o Governo de Moçambique continua evitar esforços no sentido de mobilizar recursos junto dos seus parceiros de cooperação para aquisição de doses adicionais da vacina e também para assegurar o custo dos processos associados à conservação, distribuição e monitoria das vacinas.
Manuel Rodrigues destacou aos presentes que há que lembrar que a Província de Nampula foi a primeira do país que transitou para a fase de transmissão comunitária da COVID-19 e onde foi registado o primeiro óbito pela doença.
Outrossim, Chefe do Executivo Provincial de Namula, Manuel Rodrigues disse que cumulativamente foram confirmados até o preciso momento 3.783 casos positivos da doença, 134 internados e 25 óbitos.
Segundo Manuel Rodrigues " com a terceira vaga, assiste-se na Província uma tendência crescente do número de casos diagnosticados por dia média diária de 15 casos, dai que, através do esforço que o nosso Governo tem feito foram adquiridos antígenos para dar continuidade do processo de vacinação da nossa população e desta vez com uma abrangência maior onde a Província de Nampula recebeu um total de 310.060 doses de vacina, sendo 272.200 doses da Verocelle, 8.600 doses da Jhonson & Jhonson e 29.260 da Covichie Idea e a nossa previsão é de imunizar cerca de 224.000".
O governante disse ainda que, de modo a assegurar abrangência dos serviços de vacinaçào contra a COVID-29, serão usadas duas abordagens principais, nomedamente: vacinação em postos fixos (PF) e vacinaçào através de brogadas móveis para funcionários Públicos.
Manuel Rodrigues afirmou que foram identificados 78 postos de vacinação sendo que 10 destes se localizam no Distrito de Nampula nomeadamente:
(O Pavilhão de desporto, Jardim Parque e nos campos da Texmoque, Malawianos, Namicopo, Subestação, Textafrica, Macondes, Namutqueliua e Madjedje) e os restantes 68 nos outros 22 Distritos.
Por último, o Chef do Executivo Provincial lançou o apelo aos grupos alvo desta fase de vacinação para aderirem aos Postos de vacinação próximos das suas residências.
VACINAR SIM, PREVENIR SEMPRE ! "
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.