Informação

COVID-19 GOVERNADOR DA PROVINCIA DE NAMPULA VISITA A FÁBRICA DE PRODUÇÃO DE OXIGÉNIO MEDICINAL GASOSO FACE A PANDEMIA DA COVID-19

Data: 03/08/2021
COVID-19  GOVERNADOR DA PROVINCIA DE NAMPULA VISITA A FÁBRICA DE PRODUÇÃO DE OXIGÉNIO MEDICINAL GASOSO FACE A PANDEMIA DA COVID-19

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto visitou neste sábado, 31 de Julho de 2021 uma fábrica de produção de OXIGÉNIO MEDICINAL GASOSO para combater a COVID-19 nos Centros de tratamento da pandemia da COVID-19

Manuel Rodrigues soube através do senhor, Graciano Maurício, gestor daquela empresa (MEDIQUIP S.P) que a mesma tem a capacitade de produzir cerca de 1.358m3 por dia com um gasoso pureza de 98% e tem um total de 4 trabalhadores sendo 1 estrangeiro e 3 moçambicanos.

O Governante soube ainda que a fábrica funciona há mais de 2 anos e que neste momento está a projectar para abastecer todos hospitais da região norte (Nampula, Cabo-Delegado e Niassa). E ainda mais tem a capacidade de fornecer o OXIGÉNIO MEDICINAL GASOSO em todo país para combater as mortes causados pela COVID-19.

E para além de produção de OXIGÉNIO MEDICINAL GASOSO, Manuel Rodrigues foi informado que a mesma empresa fazia processamento mineradora da água e que a fábrica de mineração da água está paralisada devido a pandemia da COVID-19 e sendo que nenhum trabalhador perdeu o seu emprego e que os salários foram pagos até então.

Segundo Graciano Maurício " com actual pandemia que o país enfrenta a empresa MEDIQUIP S.P vocacionada na produção de OXIGÉNIO MEDICINAL GASOSO face a COVID-19, projectou produzir OXIGÊNIO LIQUIDO para fornecer aos hospitais e desta forma, ajudar o SISTEMA NACIONAL DE SAÚDE ".

Na mesma ocasião, o gestor da empresa fez saber ao Chefe do Executivo Provibcial que no hospital Central de Nampula devido a COVID-19 consome por dia 1.5m3 de OXIGÉNIO MEDICINAL GASOSO fornecido pela mesma empresa.

Durante a Conferência de imprensa, Manuel Rodrigues disse que a fábrica de produção de OXIGÉNIO MEDICINAL é sem dúvida mais um ganho para a Província de Nampula num momento em que a Província e o país em geral a sofrer a 3a vaga da pandemia da COVID-19.

Outrossim, o governante sublinhou que o Centro de tratamento da COVID-19 tem precisado OXIGÉNIO MEDICINAL facto que deixa claro que o impacto desta fábrica ser inquestionável porquanto irá reduzir as mortes nos hospitais, e ainda com possibilidade de colocar em ambulâncias as botijas pequenas com menor peso.

-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.