Informação

As áreas do Gênero, Criança e Acção Social são, por excelência, de natureza política

Data: 26/04/2021
As áreas do Gênero, Criança e Acção Social são, por excelência, de natureza política

" As áreas do Gênero, Criança e Acção Social são, por excelência, de natureza política, pois estão intimamente ligadas à governação local ou seja descentralizada por isso, deve haver maior e assistência aos grupos vulneráveis na Província de Nampula"

- Defende Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula.

O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, quer maior inclusão e assistência social aos grupos vulneráveis na Província, como principais actores sobre os quais incide a política de governação descentralizada provincial.

Manuel Rodrigues fez estas considerações nesta, terça-feira, (20), na VI Sessão Ordinária do Conselho Executivo Províncial de Nampula durante apresentação do relatório da Direcção Provincial do Gênero, Criança e Acção Social por si dirigida referente o ano de 2020.

O Chefe do Executivo Províncial considera que as áreas do Gênero, Criança e Acção Social são, por excelência, de natureza política, pois estão intimamente ligadas à governação local ou seja descentralizada sendo que o sector do Gênero, Criança e Acção Social é especial, pois lida com os grupos socialmente vulneráveis.

O governante, chamou atenção a Direção do Gênero, Criança e Acção Social de Nampula a dar mais ênfase a matéria sobre o emponderamento da mulher, devendo, até ao fim do presente mandato, aumentar os índices de Mulheres ponderadas dentro das comunidades.

Para o ano de 2020, o sector do Gênero, Criança e Acção Social de Nampula foram atendidas 21.731crianças em idades pré-escolares das 21.829 planificadas correspondente a 99,5% das quais 11.358 de sexo feminino e 10.373 do sexo masculino.

Revitalizados 21 comités comunitários de proteção a criança sendo Monapo (5), Murrupula (08), Larde (02) e Muecate (06) dos 22 planificados que corresponde a 95.5%. E foram assistidas 23.847 crianças das quais 11.843 do sexo masculino e 12.004 do sexo feminino das correspondente a 69,6% do planificadas.

No mesmo sector foram assistidas 13 pessoas vítima de violência, das quais 10 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, provenientes de diversos bairros da cidade de Nampula( 5 ), Distrito de Larde (1) e Posto Administrativo de Anchilo (4).

Para garantir um melhor atendimento a estes grupos, o dirigente defendeu que a Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social deve investir na sua modernização e formação dos funcionários, bem como trabalhar muito com estatísticas, de modo a garantir indicadores fiáveis relativos a cada grupo.

Segundo Manuel Rodrigues " a Direcção Provincial do Gênero, Criança e Acção Social deverá continuar a priviligiar o atendimento humanizado e assistência aos idosos e criança necessitando de cuidados especiais e lidar com a problemática da criança na rua, prostituição infantil e violência doméstica, consumo de drogas, entre outros males".

Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.