" A CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS DA VILA DE MUITE DEVE SERVIR DE UM MOMENTO DE REFLEXÃO FACE AOS DESAFIOS DO NOSSO PAÍS E QUE OS VIVOS TEM A NOBRE MISSÃO DE CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE AS PRÓXIMAS GERAÇÕES VIVAM BEM E MELHOR DO QUE NÓS "
-Defende Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Nampula.
O Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto fez o apelo na manhã desta quart-feira, (30) durante a cerimónia da celebração dos 100 anos da categoria do Posto Administrativo de Muite, Distrito de Mecubúri.
Na ocasião, Manuel Rodrigues disse que quando recebemos o convite não resistimos, porque nos identificamos com Muite, nos identificamos com Mecubúri, nos identificamos com toda a nossa Província de Nampula, entanto que filhos desta Terra e primeiros responsáveis em promover o desenvolvimento da mesma.
Outrossim, o governante defendeu que a celebração dos 100 anos da Vila de Muite deve servir como um momento de reflexão sobre os desafios da actualidade nomeadamente a pandemia da COVID-19 e acção dos terroristas na vizinha Província de Cabo-Delegado para que esses desafios não constituem um obstáculo para o rápido desenvolvimento do Administrativo de Muite.
O evento contou com uma feira de exposição de produtos agrícolas, saúde e de arte, onde Manuel Rodrigues encorajou a todos expositores e referiu que a feira serviria como uma alavanca na sua rede de contactos para garantir a sustentabilidade dos seus negócios e melhoria da dieta alimentar na nossa Província.
Segundo Manuel Rodrigues " nós que estamos vivos temos a nobre missão de criar condições para que as próximas gerações vivam bem e melhor do que nós".
O Chefe do Executivo Províncial quer que os que vierem à Muite para as próximas celebrações passem por uma estrada em boas condições quem lá sabe uma estrada asfaltada, uma Sede de Muite bem electrificada e com mais infra-estruturas económicas e sociais.
Na mesma, o governante exortou a população do Posto Administrativo de Muite a necessidade de manter a vigilância cerrada para que os inimigos de desenvolvimento como no caso de terroristas não estenda para outras regiões do país.
Manuel Rodrigues pediu a população daquele Posto Administrativo no sentido de continuar a amparar as famílias deslocadas que fogem do conflito de Cabo-Delegado dando apoios básicos como machamba, produtos alimentares e vestuários.
Na mesma ocasião, Rodrigues lembrou a população de Muite que naquele Posto Administrativo concretamente na Localidade de Napai, está em curso obras de construção de um Sistema de Abastecimento de Água, que brevemente o seu executivo irá proceder a entrega da mesma.
O governante promteu ainda que o Posto Administrativo de Muite vai beneficiar de uma energia eléctrica no âmbito do programa acesso universal de energia produzido através de raios solares e amigável ao meio ambiente nos 2 postos Administrativos assim como melhoramento de vias de acesso para catapultar o desenvolvimento da população e em particular o Distrito de Mecubúri.
O Governador aproveitou a ocasião distribuir aos Líderes Comunitários presentes na cerimónia bandeiras da República de Moçambique.
Rodrigues disse que devemos continuar neste novo normal com o cumprimento rigoroso das medidas de prevenção da COVID-19 de modo a evitar a propagação desta pandemia.
No final, Manuel Rodrigues disse neste tempo de comercialização agrícola não se deve vender tudo para evitar a insegurança alimentar.
-Gabinete de Imprensa do Governador da Província de Nampula-.